terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plutão

As cores de Plutão variam entre preto, laranja escuro e vermelho. Cientistas da Nasa afirmaram que a superfície dele fica mais vermelha de acordo com suas mudanças de estação.

Sua massa é de 1,3 × 1022 quilogramas.

 

Em Plutão a temperatura mínima é de -240 ºC e a máxima -218 ºC.

 

Plutão é o planeta mais distante do Sol e o menor de todos, tem a distância de 5.913.520.000 km. Seu tempo de translação é de 248 anos (bem mais longa que a da Terra, que dura um ano) e o de rotação é de 6.387 dias.

 



“Por que Plutão não é mais um planeta?” Plutão não é mais considerado um planeta, ele agora pertence a uma categoria denominada "Planeta Anão". Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh, Plutão era tido como o nono planeta, o mais distante do Sol.

No entanto, a definição de planeta aprovada depois de um debate entre os 2.500 cientistas da União Astronômica Internacional (IAU), que se reuniram em Praga, separou Plutão dos outros oito planetas.

Plutão é leve demais e pequeno demais para ser considerado um planeta.

Lua

O solo da Lua é formado de pedras mais ou menos soterradas em uma camada de poeira constituída de fragmentos rochosos reduzido à pó, com espessura que varia de alguns milímetros a cerca de 15 cm, conformo o local. Sob este tapete de poeira, se estende uma camada de rochas fragmentadas, o regolito, cuja espessura varia de 2 a 20 m.

A distância da Lua à Terra é de 380.000 km, enquanto da Lua ao Sol é de 152.000.000 km

Sua massa é de 7,36 × 1022 quilogramas



É fácil perceber ao nascer da Lua como a sua cor se altera à medida que vai se erguendo no céu, desde um amarelo forte com o fundo azul do céu, até ficar totalmente branca evidenciando suas manchas escuras, diante novamente do céu agora negro.

Na Lua a temperatura pode atingir 100º C entre o dia e a noite, em um determinado ponto da superfície. As temperaturas extremas atingem 117º C de dia e 171º C à noite, em locais distintos.

“Será que o homem foi à Lua?”

Sim, pois existem tantas provas que acredito que não há porque ter dúvidas, o homem já tem tecnologia suficiente para criar um foguete que permita que astronautas cheguem lá, e já criou. Acredito que ir à Lua vai se tornar mais comum do que pensamos, que a curiosidade dos que tem sede por aventuras juntamente com as pessoas que desejam ir para fazer algum experimento vai fazer a Lua um local de visitação, mas é claro, isso um pensamento muito mais para o futuro. 

Netuno

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol.  É, tal como a Terra, conhecido como o "Planeta Azul", mas não devido à presença de água. Netuno recebeu o nome do deus romano dos mares. É o quarto maior planeta em diâmetro, e o terceiro maior em massa. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra e é ligeiramente mais maciço do que Urano, que tem cerca de 15 vezes a massa da Terra e é menos denso. Netuno foi encontrado, a um grau da posição prevista. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois de terem descoberto o próprio planeta em 1846, mas nenhuma das outras 12 luas do planeta foram descobertas antes do século XX. 
 A composição de Netuno é semelhante à composição de Úrano, e ambos têm composições diferentes das dos maiores gigantes gasosos Júpiter e Saturno. 
Em oposição à relativamente monótona atmosfera de Úrano, a atmosfera de Netuno é notável pelos seus padrões climáticos ativos e visíveis. Netuno tem os ventos mais fortes de qualquer planeta no sistema solar, que podem chegar a atingir os 2100 quilómetros por hora.
A temperatura na alta atmosfera é geralmente próxima de -218 °C, um dos mais frios do sistema solar, devido à sua grande distância do sol. A temperatura no centro da Netuno é de cerca de 7000 °C, como muitos outros planetas, tem um pequeno e fragmentado sistema de anéis.
O nome netuno, na mitologia graga era (Poseidon) Deus do mar. 
Seus satélites naturais são: Náiade, Voyager 2, Talassa, Despina, Galatéia, Larissa, Proteu, Tritão (2.14e22 Kg), Nereida.
 

Urano

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, e tem o terceiro maior raio planetário e quarta maior massa planetária do Sistema Solar. Foi nomeado em homenagem ao deus grego da antiguidade Urano, o pai de Cronos (Saturno) e o avô de Zeus (Júpiter). Embora seja visível a olho nu, nunca foi reconhecido pelos astrônomos antigos com um planeta por causa de sua obscura e lenta órbita. O planeta tem uma composição similar à de Netuno e ambos os planetas são de uma composição química diferente dos maiores gigantes gasosos Júpiter e Saturno. Como tal, os astrônomos algumas vezes os colocavam em uma categoria em separado, os "gigantes de gelo". É a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com um temperatura mínima de (–224 °C). Como os outros planetas gigantes, Urano tem um sistema de anéis, uma magnetosfera e vários satélites naturais. O sistema de Urano tem uma configuração única entre os outros planetas porque seu eixo de rotação é inclinado de lado, quase no plano de translação. Visto da Terra, os anéis de Urano podem algumas vezes parecer circular o planeta como um alvo de arquearia e suas luas giram em torno dele como os ponteiros de um relógio.
Seus satélites naturais são: 
Cordélia (Massa desconhecida),Ofélia (Massa desconhecida),
Bianca (Massa desconhecida), Créssida (Massa desconhecida),
Desdemona (Massa desconhecida), Julieta (Massa desconhecida), 
Portia (Massa desconhecida), Rosalinda (Massa desconhecida), 
Belinda (Massa desconhecida), Puck (Massa desconhecida), Miranda (6.30e19 Kg), Ariel  (1.27e21 Kg), Umbriel (1.27e21 Kg), Titânia (3.49e21 Kg), Oberon (3.03e21 Kg).

Saturno

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases. A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento em Saturno possa chegar a 1.800 km/h, significativamente tão rápido como os de Júpiter, mas não tão rápidos como os de Netuno. Saturno tem um campo magnético planetário intermediário entre as forças da Terra e o poderoso campo ao redor de Júpiter.
O movimento de rotação em volta do seu eixo demora cerca de 10,5 horas, e cada revolução ao redor do Sol leva 29 anos terrestres.
Ele está cercado por um complexo de anéis concêntricos, composto por dezenas de anéis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situado a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles têm o tamanho de uma casa. Tem um número elevado de satélites, 61 descobertos até então, mas apenas 18 anéis com nomes, mais do que qualquer outro planeta. É bem possível que existam vários satélites pequeno ainda não descobertos. Os satélites são: Pan (Massa desconhecida), Atlas (Massa desconhecida) Prometeu  ( 2,70e17 Kg),  Pandora (2,20e17 Kg), Epimeteu (5,60e17 Kg),  Jano  (2,01e18 Kg),  Mimas (3,80e19 Kg),  Encélado  ( 8,40e19 Kg), Tétis  (7,55e20 Kg), Telesto (Massa desconhecida),  Calipso (Massa desconhecida), Dione (1,05e21 Kg),  Helene (Massa desconhecida), Réia (2,49e21 Kg), Titã (1,35e23 Kg), Hiperíon (1,77e19 Kg), Iápeto (1,88e21 Kg), Febe (4,00e18 Kg).

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, mas 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Neptuno. O planeta também pode possuir um núcleo composto por elementos mais pesados. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas, ele possui o formato de uma esfera oblata. Sua atmosfera é dividida em diversas faixas, em várias latitudes, resultando em turbulência e tempestades onde as faixas se encontram. Uma dessas tempestades é a Grande Mancha Vermelha, uma das características visíveis de Júpiter, com ventos de até 500 km/h e possuindo um diâmetro transversal duas vezes maior do que a Terra. Júpiter é observável a olho nu, com uma magnitude aparente máxima de -2,8, sendo no geral o quarto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vênus. Por vezes, Marte aparenta ser mais brilhante do que Júpiter. O planeta era conhecido por astrônomos de tempos antigos e era associado com as crenças mitológicas e religiosas de várias culturas. Os romanos nomearam o planeta de Júpiter, um deus desua mitologia. 
Júpiter possui um tênue sistema de anéis, e uma poderosa magnetosfera. Possui ao menos 64 satélites, mas apenas 16 são conhecidos, as quatro grandes luas de galileu e as 12 luas pequenas, elas são: Metis (9.56e16 Kg), Adrastéia (1.91e16 Kg), Amaltéia(7.17e18 Kg), Febe(7.77e17 Kg), Io (8.94e22 Kg), Europa (4.80e22 Kg), Ganimedes(1.48e23 Kg), Calisto(1.08e23 Kg), Leda (5.68e15 Kg),  Himalia (9.56e18 Kg), Lisitéia (7.77e16 kg),  Elara (7.77e17  Kg), Ananque (3.82e16 Kg), Carme (9.56e16 Kg), Pasiféia (1.91e17 Kg),  Sinope (7.77e16 Kg).

Marte


Marte é o quarto planeta a contar do Sol, situando-se entre a Terra e a cintura de asteroides. De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental. Executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase 2 anos terrestres)
Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações. Marte tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, o maior vulcão conhecido do sistema solar - o Olympus Mons, um desfiladeiro imenso, planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recentemente descoberto um lago gelado.
Hoje sabemos que poderá ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de facto, ter surgido.
Tem uma massa de 6,4219 x 10^23 kg
Marte tem dois satélites, Fobos e Deimos, de 1.08e16 Kg e 1.80e15 Kg respectivamente.
Marte vista do espaço, é vermelha.

Terra

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.  É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul. Lar de milhões de espécies de seres vivos, a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida. O planeta formou-se há 4,54 bilhões de anos.  Acredita-se que a Terra poderá suportar vida durante pelo menos outros 500 milhões de anos.  A sua superfície exterior está dividida em vários segmentos rígidos, chamados placas tectônicas, que migram sobre a superfície terrestre ao longo de milhões de anos. Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta por oceanos de água salgada, com o restante consistindo de continentes eilhas, os quais contêm muitos lagos e outros corpos de água que contribuem para a hidrosfera. A Terra interage com outros objetos no espaço, em particular com o Sol e a Lua. No presente, a Terra orbita o Sol uma vez por cada 366,26 rotações sobre o seu próprio eixo, o que equivale a 365,26 dias solares ou um ano sideral. O eixo de rotação da Terra possui uma inclinação de 23,4° em relação à perpendicular ao seu plano orbital. A Lua é o único satélite natural conhecido da Terra, tendo começado a orbitá-la há 4,53 bilhões de anos. É responsável pelas marés, estabiliza a inclinação axial da Terra e abranda gradualmente a rotação do planeta. Entre aproximadamente 4,1 e 3,8 bilhões de anos atrás, durante o intenso bombardeio tardio, impactos de asteroides causaram mudanças significativas na superfície terrestre. Tem uma massa de aproximados 5,976e24 kg
Como todos sabem, a Terra vista do espaço é azul.

Vênus

Vênus: Vênus é o segundo planeta do sistema solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol. Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper).
Ele possui a mais densa atmosfera entre todos os planetas terrestres do Sistema Solar, constituída principalmente de dióxido de carbono.
Acredita-se que no passado Vénus possuía oceanos como os da Terra, que se evaporaram quando a temperatura se elevou, restando uma paisagem desértica, seca e poeirenta, com muitas pedras em forma de placas. A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes maior que a da Terra.
O planeta possui poucas crateras de impacto, demonstrando que a superfície é relativamente jovem, com idade de aproximadamente 300-600 milhões de anos.
Sua distancia do sol é de aproximadamente 108.200.000 km.
A rotação de Vênus em torno do sol é de 243 dias terrestres. Além disso, os períodos da rotação de Vênus e de sua órbita são de tal forma sincronizada que ele sempre apresenta a mesma face voltada para a Terra quando os dois planetas estão em sua maior aproximação. Vênus não tem satélite natural. A massa de é de Vênus é de 4,869e24 kg