terça-feira, 8 de novembro de 2011

Netuno

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar, e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol.  É, tal como a Terra, conhecido como o "Planeta Azul", mas não devido à presença de água. Netuno recebeu o nome do deus romano dos mares. É o quarto maior planeta em diâmetro, e o terceiro maior em massa. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra e é ligeiramente mais maciço do que Urano, que tem cerca de 15 vezes a massa da Terra e é menos denso. Netuno foi encontrado, a um grau da posição prevista. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois de terem descoberto o próprio planeta em 1846, mas nenhuma das outras 12 luas do planeta foram descobertas antes do século XX. 
 A composição de Netuno é semelhante à composição de Úrano, e ambos têm composições diferentes das dos maiores gigantes gasosos Júpiter e Saturno. 
Em oposição à relativamente monótona atmosfera de Úrano, a atmosfera de Netuno é notável pelos seus padrões climáticos ativos e visíveis. Netuno tem os ventos mais fortes de qualquer planeta no sistema solar, que podem chegar a atingir os 2100 quilómetros por hora.
A temperatura na alta atmosfera é geralmente próxima de -218 °C, um dos mais frios do sistema solar, devido à sua grande distância do sol. A temperatura no centro da Netuno é de cerca de 7000 °C, como muitos outros planetas, tem um pequeno e fragmentado sistema de anéis.
O nome netuno, na mitologia graga era (Poseidon) Deus do mar. 
Seus satélites naturais são: Náiade, Voyager 2, Talassa, Despina, Galatéia, Larissa, Proteu, Tritão (2.14e22 Kg), Nereida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário