terça-feira, 8 de novembro de 2011

Vênus

Vênus: Vênus é o segundo planeta do sistema solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol. Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper).
Ele possui a mais densa atmosfera entre todos os planetas terrestres do Sistema Solar, constituída principalmente de dióxido de carbono.
Acredita-se que no passado Vénus possuía oceanos como os da Terra, que se evaporaram quando a temperatura se elevou, restando uma paisagem desértica, seca e poeirenta, com muitas pedras em forma de placas. A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes maior que a da Terra.
O planeta possui poucas crateras de impacto, demonstrando que a superfície é relativamente jovem, com idade de aproximadamente 300-600 milhões de anos.
Sua distancia do sol é de aproximadamente 108.200.000 km.
A rotação de Vênus em torno do sol é de 243 dias terrestres. Além disso, os períodos da rotação de Vênus e de sua órbita são de tal forma sincronizada que ele sempre apresenta a mesma face voltada para a Terra quando os dois planetas estão em sua maior aproximação. Vênus não tem satélite natural. A massa de é de Vênus é de 4,869e24 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário